JOLUSI FM (Rádio Web) Clique para ouvir

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Repertório mediano impede Cheiro de florescer no EP 'Jardim delirante'


Texto: Mauro Ferreira
Fonte: O Fuxico.com.br /
Fotos: Divulgação - Arquivo ASES e Google.com.br
Edição e arte: Jorge Luiz da Silva
Salvador, BA (da redação Itinerante)





Embora seja banda baiana formada em 1985 por empresários, e não por músicos, Cheiro de Amor também marcou época no apogeu da música afro-pop-baiana como axé music, tendo a cantora Márcia Freire como vocalista.

Outras cantoras, como Carla Visi e Alinne Rosa, sucederam Freire no posto de vocalista da banda sem a mesma empatia popular. Vina Calmon é a atual vocalista da Cheiro e, por isso, tem foto estampada na capa colorida de Jardim delirante, EP que a banda lançou nas plataformas digitais na última sexta-feira, 27 de janeiro de 2017, com quatro músicas.

O título Jardim delirante sugere guinada psicodélica, mas nada há de minimamente lisérgico no repertório ritmicamente previsível do disco.

Aliás, a qualidade mediana desse repertório impede que a Cheiro de Amor desabroche em Jardim delirante como nos áureos tempos.

O EP reúne três músicas inéditas e a regravação, com a letra integral, do Tema do Cheiro, composição de Heládio e Jorge Nunes lançada originalmente pela banda há 30 anos no álbum Pimenta de cheiro (1987).

Uma das três inéditas do EP, a rigor, já foi apresentada em dezembro de 2016. Com levada caribenha, Criatura (Marcelinho Oliveira) já está em rotação com clipe gravado em Santo Antônio Além do Carmo, tradicional bairro de Salvador (BA), cidade natal da banda já balzaquiana.

As duas reais novidades do EP Jardim delirante são o pop reggae eletrônico O nosso amor é assim – de autoria de Umberto Tavares e Jefferson Junior, compositores habituados a criar hits para cantoras de pop funk como Anitta e Ludmilla – e Papel de pão (Marcelinho Oliveira), que soa como simulacro das boas músicas da axé music calcada no baticum afro-brasileiro.








No posto de vocalista da Cheiro desde 2014, Vina Calmon desempenha bem a função que lhe cabe na estrutura empresarial da banda. O que falta para a Cheiro de Amor florescer outra vez é repertório à altura do cancioneiro gravado pela banda na primeira década de vida. (Cotação: * *)







(Crédito da foto: capa do EP Jardim delirante, da banda Cheiro de Amor)







segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Aos 82 anos, João Donato recebe nos EUA em maio prêmio por toda a obra


Texto: Mauro Ferreira
Fonte: G1.Globo.com
Fotos: Reprodução
Edição e arte: Jorge Luiz da Silva
Salvador, BA (da redação Itinerante)




Pianista e compositor acriano que conquistou status e reconhecimento no universo norte-americano do jazz ao longo dos quase 70 anos de carreira, João Donato se prepara para receber nos Estados Unidos, em maio, prêmio pelo conjunto de obra que vai ter continuidade com o lançamento, neste ano de 2017, do álbum Sintetizamor, o primeiro gravado pelo artista com o filho, o tecladista Donatinho, parceiro do pai na composição do repertório inédito do disco.





Aos 82 anos, Donato vai ser agraciado com o Lifetime achievement award na 20ª edição do Brazilian international press award em cerimônia programada para 13 de maio no Broward Center, em Fort Lauderdale, Flórida (EUA). Donato aproveita a premiação para, na sequência, iniciar turnê pelos Estados Unidos, país onde morou e gravou cultuados álbuns como The new sound of Brazil (1965) e Donato / Deodato (1973).


                   




(Crédito da imagem: João Donato em foto de Cristina Granato)


                                                                                                         
  

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Bethânia entra em estúdio em breve para gravar 54º álbum da discografia


Texto: Mauro Ferreira
Fonte: G1.Globo.com
Foto: Reprodução.
Edição e arte: Jorge Luiz da Silva
Salvador, BA (da redação Itinerante)


MARIA BETHÂNIA EM DOSE DUPLA
(Crédito das fotos: Marcos Pinto e Gringo Cardia)


Há três anos sem lançar álbum feito em estúdio, Maria Bethânia se prepara para gravar o sucessor do ruralista Meus quintais (2014).

A intérprete baiana entra em estúdio em breve para dar forma ao 54º álbum da discografia – número farto que inclui na conta a edição em espanhol (lançada no Brasil) do disco de 1993 em que Bethânia canta músicas de Roberto Carlos e Erasmo Carlos.

A expectativa, entre os admiradores da cantora, é por álbum com (algumas) conexões com músicos da cena contemporânea, uma vez que Bethânia vem gravando singles – todos sob encomenda para trilhas sonoras de novelas da TV Globo – com o toque de músicos como o guitarrista Pedro Sá e o baterista Guilherme Kastrup.

O 54º álbum de Maria Bethânia vai ser lançado ao longo deste ano de 2017.




segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Samba 'Sem marcas de dor' é prévia do primeiro álbum da dupla Prettos


Texto: Mauro Ferreira
Fonte: G1.Globo.com
Foto: Reprodução.
Edição e arte: Jorge Luiz da Silva
Salvador, BA (da redação Itinerante)


(Crédito da imagem: Os Prettos em foto de divulgação de Alex Pires)

Após terem integrado por 18 anos o Quinteto em Branco e Preto, extinto grupo paulistano de samba com o qual gravaram quatro álbuns lançados entre 2000 e 2012, os irmãos Magnu Sousá e Maurílio de Oliveira pretendem apresentar neste ano de 2017 o primeiro álbum da dupla Prettos, formada por eles na sequência da dissolução em 2014 do referencial Quinteto. Arquitetado desde 2015, o álbum da dupla paulistana vai se chamar Essência da origem e já tem um single na web. Trata-se de Sem marcas de dor, samba composto por Magnu e Maurílio em 1994, mas até então nunca gravado em disco.


Fundadores em 2000 da Comunidade Samba da Vela, projeto que ajudou a dar visibilidade ao samba feito em Sampa, os irmãos preparam álbum em que o samba vai ser cantado com influências de gêneros musicais como jazz, pop, rap, baião e rock, entre outros ritmos. Um dos sambas inéditos do repertório do álbum Essência da origem é Além dos meus sentidos, composto pelos Prettos em parceria com o bamba carioca Wilson das Neves.


                                                                                                         
  


sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Ivan Lins avaliza mergulho de Gabriel Martins, filho de Vitor Martins, em CD


Texto: Mauro Ferreira
Fonte: G1.Globo.com
Fotos: Reprodução
Edição e arte: Jorge Luiz da Silva
Salvador, BA (da redação Itinerante)




Filho do compositor paulista Vitor Martins, principal parceiro do cantor, compositor e músico carioca Ivan Lins, Gabriel Martins vai lançar o primeiro álbum, Mergulho, em março deste ano de 2017. Ivan avaliza o disco, não somente assinando duas músicas com Gabriel – Os encantos da lua e Valsinha do mar – como também participando das duas faixas, declamando texto em Os encantos da lua e tocando em Valsinha do mar.

Gravado no estúdio Galeão, na cidade de São Paulo (SP), com produção de Rubem Farias e Zé Victor Torelli, o disco Mergulho versa sobre a natureza. Planador é a música escolhida como primeiro single do álbum, que vai ser editado pela gravadora Galeão, derivada da antiga Velas, companhia fonográfica independente aberta em 1991 por Ivan com Vitor Martins e o produtor Paulinho Albuquerque (1942 – 2006).







Com 11 faixas gravadas com as participações de músicos como Cuca Teixeira, Leo Amuedo, Neymar Dias e Rubem Farias, Mergulho é disco instrumental que transita, climático, por ritmos como rock, reggae e lounge jazz à moda brasileira.

(Crédito das imagens: capa do álbum Mergulho. Ivan Lins e Gabriel Martins em foto de Marina Decourt).











quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Laila, cantora de 'Rock story', projeta voz de Laila, boa cantora da vida real


Texto: Mauro Ferreira.
Fonte: G1.Globo.com
Fotos: Reprodução.
Edição: Jorge Luiz da Silva
Salvador, BA (da redação Itinerante)


(Crédito da imagem: Laila Garin em cena de Rock story. Foto de Paulo Belote / TV Globo)


Os nomes são iguais – e certamente a identidade equivalente não é mera coincidência, mas uma opção da direção da novela. Cantora e atriz baiana que ganhou projeção nacional em 2013, ao interpretar Elis Regina (1945 – 1982) em musical de teatro sobre a vida da cantora gaúcha, Laila Garin vive uma cantora também chamada Laila na novela Rock story, atual atração da TV Globo no horário das 19h30m. O caráter da personagem é duvidoso. Contudo, Laila – a personagem – serve para projetar Laila, uma (ótima) cantora na vida real.

Recentemente, a gravação do DVD de Laila – a personagem – mostrou todo o talento de Laila – a cantora real. Foi quando Laila interpretou Não me arrependo (2006), música de Caetano Veloso, feita pelo compositor baiano como recado pacificador à mulher Paula Lavigne, de quem havia se separado recentemente. Mesmo destoando do conceito roqueiro e indie do álbum Cê (2006), a canção conseguiu sobressair por ostentar uma das melodias mais belas de Caetano. Veículo para intérpretes intensas, a letra também discute (o fim da) relação sob prisma original.




Em cena anterior de Rock story, Laila já havia cantado Não me arrependo para tentar conquistar Gordo (Herson Capri), o empresário diretor da gravadora Som Discos, fictícia companhia fonográfica da trama escrita por Maria Helena Nascimento e dirigida por Dennis Carvalho (diretor, aliás, do musical sobre Elis). Ao dar voz à canção de Caetano, a Laila da ficção pega emprestado número de Rabisco, show feito desde 2015 pela Laila da vida real com o trio A Roda.

Perfeito, o show gera neste ano de 2017 álbum – o primeiro de Laila Garin – que terá faixas adicionais produzidas por Nelson Motta. Uma das músicas do disco é Sonhos pintados de azul (Dani Black, 2015), música-tema de Laila, a personagem, na trilha sonora de Rock story.

Enfim, a Laila da ficção e a da realidade têm em comum a voz, a habilidade de cantar bem, dando personalidade a canções até então associadas a outras vozes. O melhor é que, após a saída de cena de Laila da trama de Rock story, o Brasil já teve bela amostra do talento vocal e da capacidade de interpretação dessa expressiva cantora real.


                                                                                                         




sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Banda com filho e netos de Gil, Sinara adianta álbum com o single 'Sem ar'


Texto: Mauro Ferreira
Fonte: G1.Globo.com.br
Imagens: Arquivo ASES e Google.com.br
Edição: Jorge Luiz da Silva
Salvador, BA (da redação Itinerante)


(Crédito da imagem: capa do single Sem ar, da banda Sinara)


Dois anos após a edição do EP Sol (2015), Sinara – banda carioca formada por um filho (José Gil, no posto de baterista) e dois netos (João Gil e Francisco Gil, nas guitarras) do cantor, compositor e músico baiano Gilberto Gil – lança o primeiro single do álbum que o quinteto vai lançar neste ano de 2017. 

Disponível nas plataformas digitais a partir de amanhã, 13 de janeiro, o single Sem ar é power balada que mostra face mais romântica da banda também integrada por Luthuli Ayodele (vocalista e principal compositor da Sinara) e Magno Brito (no baixo).

O single Sem ar chega às plataformas em edição da gravadora Sony Music.







       


quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Com a 'voz tamanha', Márcio Gomes canta Caetano em gravação no Rio

Texto: Mauro Ferreira
Fonte: O Fuxico.com.br /
Foto: Reprodução / Facebook Slipknot
Edição e arte: Jorge Luiz da Silva
Salvador, BA (da redação Itinerante)




Foi na casa de shows Imperator – situada no Centro Cultural João Nogueira, no subúrbio da cidade do Rio de Janeiro (RJ) – que o cantor carioca Márcio Gomes conquistou nos últimos anos público fiel (formado por senhoras) com apresentações vespertinas.

Nada mais natural, pois, que o artista tenha escolhido a casa carioca para fazer o segundo registro ao vivo da discografia. Cantor de voz volumosa, geralmente posta à moda empostada da era pré-Bossa Nova, Gomes sobe ao palco do Imperator às 16h de hoje, 11 de janeiro de 2017, para gravar o CD Eternas canções ao vivo, derivado do último disco de estúdio do cantor, lançado há dois anos.


Com produção de Thiago Marques Luiz, piloto desse CD anterior, a gravação ao vivo tem roteiro obviamente centrado no repertório do álbum independente Eternas canções (2015), no qual Márcio Gomes registrou músicas como Prelúdio pra ninar gente grande(Menino passarinho) (Luiz Vieira, 1962), Carlos Gardel (Herivelto Martins e David Nasser, 1954) e Luzes da ribalta (Limelight / Eternally) (Charles Chaplin, 1952, em versão em português de Braguinha e Antonio Almeida, 1953).

Com sinatriano arranjo orquestral, Gomes também cantará Força estranha (Caetano Veloso, 1978) com a voz tamanha.


                                                                                             



segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

'Game Of Thrones' perde prêmio em Globo de Ouro


Fonte: IBahia.com
Fotos: Reprodução
Edição e arte: Jorge Luiz da Silva
Serrinha, BA (da redação Itinerante)


A trama vencedora da categoria foi 'The Crown' e que também ganhou em melhor atriz de série dramática.



Abrindo a temporada de premiações em 2017, o 'Globo de Ouro' foi apresentado no domingo (8) e logo de início trouxe uma surpresa. Queridinha, a série 'Game Of Thrones' perdeu na categoria de melhor série de drama para 'The Crown' e que também ganhou em melhor atriz de série dramática. 

Quem também se destacou na noite de premiações foi o filme 'La La Land: Cantando Estações'. O longa foi o que mais recebeu prêmios no Globo de Ouro, reunindo sete estatuetas nas categorias roteiro e direção (Damien Chazelle), filme de comédia ou musical, atpr (Ryan Gosling), trilha e canção original.







Confira a lista completa:

Categorias de Televisão

Série de drama
'Stranger Things'
'The Crown'
'Game of Thrones'
'Westworld'
'This Is Us'








Série de comédia ou musical
'Atlanta'
'Black-ish'
'Mozart in the Jungle'
'Transparent'
'Veep'


Minissérie ou filme feito para a TV
'American Crime'
'The Dresser'
'The Night Manager'
'The Night Of'
'The People v. O.J. Simpson: American Crime Story'

Atriz de série dramática
Caitriona Balfe ('Outlander')
Claire Foy ('The Crown')
Kerry Russell ('The Americans')
Winona Ryder ('Stranger Things')
Evan Rachel Wood ('Westworld')


Ator em série dramática
Rami Malek ('Mr. Robot')
Bob Odenkirk ('Better Call Saul')
Matthew Rhys ('The Americans')
Liev Schreiber ('Ray Donovan')
Billy Bob Thornton ('Goliath')


Atriz em série de comédia ou musical

Rachel Bloom ('Crazy Ex-Girlfriend')
Julia Louis Dreyfus ('Veep')
Sarah Jessica Parker ('Divorce')
Issa Rae ('Insecure')
Gina Rodriguez ('Jane the Virgin')
Tracee Ellis Ross ('Black-ish')


Ator em série de comédia ou musical
Anthony Anderson ('Black-ish')
Gael Garcia Bernal ('Mozart in the Jungle')
Donald Glover ('Atlanta')
Nick Nolte ('Graves')
Jeffrey Tambor ('Transparent')








Atriz em minissérie ou filme feito para a TV
Felicity Huffman ('American Crime')
Riley Keough ('The Girlfriend Experience')
Sarah Paulson ('People v. O.J. Simpson: American Crime Story')
Charlotte Rampling ('London Spy')
Kerry Washington ('Confirmation')


Ator em minissérie ou filme feito para a TV
Riz Ahmed ('The Night of')
Bryan Cranston ('All the Way')
Tom Hiddleston ('The Night Manager')
John Turturro ('The Night of'
Courtney B. Vance ('The People v. O.J. Simpson: American Crime Story')


Melhor atriz coadjuvante de TV
Olivia Colman ('The Night Manager')
Lena Headey ('Game of Thrones')
Chrissy Metz ('This Is Us')
Mandy Moore ('This Is Us')
Thandie Newton ('Westworld')



Melhor ator coadjuvante de TV
Sterling K. Brown, ('The People v. O.J.: American Crime Story')
Hugh Laurie ('The Night Manager')
John Lithgow ('The Crown')
Christian Slater ('Mr. Robot')
John Travolta ('The People v. O.J.: American Crime Story')


Categorias de cinema
Filme: drama
'Até o Último Homem'
'A Qualquer Custo'
'Lion: Uma Jornada Para Casa'
'Manchester à Beira-Mar'
'Moonlight'


Filme: comédia ou musical
'20th Century Women'
'Deadpool'
'Florence: Quem é Essa Mulher'
'La La Land - Cantando Estações'
'Sing Street'


Atriz: drama
Amy Adams ('A Chegada')
Jessica Chastain ('Miss Sloane')
Isabelle Huppert ('Elle')
Ruth Negga ('Loving')
Natalie Portman ('Jackie')


Ator: drama
Casey Affleck ('Manchester À Beira-Mar')
Joel Edgerton ('Loving')
Andrew Garfield ('Até o Último Homem')
Ryan Gosling ('La La Land: Cantando Estações')
Viggo Mortensen ('Capitão Fantástico')
Denzel Washington ("Fences")


Atriz: comédia ou musical
Annette Bening ('20th Century Women')
Lily Collins ('Rules Don't Apply')
Hailee Steinfeld ('The Edge of Seventeen')
Emma Stone ('La La Land - Cantando Estações')
Meryl Streep ('Florence: Quem é essa mulher?')


Ator: comédia e musical
Colin Farrell ('O Lagosta')
Ryan Gosling ('La La Land: Cantando Estações')
Hugh Grant ('Florence: Quem é Essa Mulher?')
Jonah Hill ('Cães de Guerra')
Ryan Reynolds ('Deadpool')

Atriz coadjuvante
Viola Davis ('Fences')
Naomie Harris ('Moonlight')
Nicole Kidman ('Lion - Uma Jornada Para Casa')
Octavia Spencer ('Hidden Figures')
Michelle Williams ('Manchester')



Ator coadjuvante
Mahershala Ali ('Moonlight: Sob a Luz do Luar')
Jeff Bridges ('A Qualquer Custo')
Simon Helberg ('Florence: Quem é Essa Mulher?')
Dev Patel ('Lion: Uma Jornada Para Casa')
Aaron Taylor-Johnson ('Animais Noturnos')


Diretor
Damien Chazelle ('La La Land - Cantando Estações')
Tom Ford ('Animais Noturnos')
Mel Gibson ('Até o Último Homem')
Barry Jenkins ('Moonlight')
Kenneth Lonergan ('Manchester à Beira-Mar')

Roteiro
'La La Land - Cantando Estações'
'Animais Noturnos'
'Moonlight'
'Manchester à Beira-Mar'
'A Qualquer Custo'


Filme estrangeiro
'Divines' (França)
'Elle' (França)
'Neruda' (França)
'O Apartamento' (Irã/França)
'Toni Erdmann' (Alemanha)


Animação
'Kubo e as Cordas Mágicas'
'Moana'
'My Life as a Zucchini'
'Sing'
'Zootopia'
Canção Original
'Can't Stop This Feeling' ('Trolls')
'City of Stars' ('La La Land')
'Faith' ('Sing - Quem Canta Seus Males Espanta')
'Gold' ('Gold')
'How Far I'll Go' ('Moana')

Trilha original
Hans Zimmer, Pharrell Williams, Benjamin Wallfisch ('Estrelas Além do Tempo')
Nicholas Britell ('Moonlight: Sob a Luz do Luar')
Justin Hurwitz ('La La Land - Cantando Estações')
Johann Johannsson ('A Chegada')
Dustin O'Halloran, Hauschka ('Lion')



                                                                                                         




domingo, 8 de janeiro de 2017

Documentário sobre 'axé music' vai estrear nos cinemas em 19 de janeiro


Texto: Mauro Ferreira
Fonte: G1.Globo.com
Edição: Jorge Luiz da Silva
Imagens: Reprodução/Divulgação
Salvador, BA (da redação Itinerante)




Festejados em 2015, os 30 anos da música afro-pop-baiana rotulada como axé music ainda vão ecoar neste ano de 2017. Exibido em sessões de festivais ao longo de 2016, o documentário Axé – Canto do povo de um lugar tem estreia programada nos cinemas para 19 de janeiro. 







No filme feito sob direção de Chico Kertész, artistas como Caetano Veloso, Daniela Mercury, Gilberto Gil, Ivete Sangalo, Luiz Caldas e Saulo Fernandes, entre outros, discorrem sobre a evolução da axé music ao longo das últimas décadas, relembram fatos marcantes na gênese do gênero e lembram o preconceito sofrido pelos artistas de axé na mídia, sobretudo no eixo Rio de Janeiro – São Paulo. 







O subtítulo do documentário, Canto do povo de um lugar, reproduz o nome de uma música de Caetano Veloso, lançada em 1975 na voz do cantor e compositor baiano no álbum Joia.



(Crédito da foto: poster do documentário)


                                                                                                         




SJC


contador de site