JOLUSI FM (Rádio Web) Clique para ouvir

quarta-feira, 24 de maio de 2017

Flávio José, orgulho de ser nordestino


Fonte: Wikipedia
Fotos: Reprodução
Edição e arte: Jorge Luiz da Silva
Serrinha, BA (da redação Itinerante)



FLÁVIO JOSÉ

Flávio José Marcelino Remígio nasceu em Monteiro, na Paraiba.
É um cantor, compositor e sanfoneiro brasileiro...

A sua trajetória artística como cantor começou aos 7 anos de idade, tendo como principais influências Luiz Gonzaga e Dominguinhos.







Flávio José também já dava suas primeiras notas no acordeão aos sete anos de idade. Tendo se consagrado como um dos maiores intérpretes de forró da região Nordeste do Brasil, dando um destaca particular e pessoal ao tradicional forró pé-de-serra nordestino.

Seus principais sucessos são "Caboclo Sonhador", "Tareco e Mariola" e "Caia Por Cima de Mim". 

O ídolo nordestino tem três filhos: Lara Amélia, Maike José e Flávio José Marcelino Júnior







BIOGRAFIA

A Carreira

Compositor, cantor e acordeonista paraibano, nascido em Monteiro, FLÁVIO JOSÉ MARCELINO REMÍGIO começou a cantar e tocar ainda na infância, influenciado por grandes nomes da música nordestina como Dominguinhos e Luiz Gonzaga. Ao longo de sua carreira profissional, iniciada nos anos 70, gravou diversos LPs e CDs, firmando-se como um dos grandes nomes do forró nordestino. 

" Descendente de uma família de músicos, na sua pequena Monteiro/PB, já aos 7 anos, este precoce artista fazia a sua iniciação no universo mágico das teclas. Aos 10 anos já tocava o seu pequeno fole de 24 baixos, animando as festinhas do lugar. Essas pequenas incursões festivas, foram o início da forja de um dos maiores ícones do Nordeste. 



 

FLÁVIO JOSÉ é um predestinado cantador do amor e contador das cousas e dos causos do seu universo. Um documentarista melodioso do seu tempo. Um caboclo sonhador que não se considera nem profeta nem tampouco visionário, mas um anunciador previsível quando reforça que o diário desse mundo tá na cara, só não enxerga quem fecha os olhos para não ver. 

Bom produtor tal e qual o bom jogador que conhece o jogo pela regra, FLÁVIO JOSÉ busca direcionar a sua produção confiante na sua sensibilidade artística e afinado unicamente com a cultura do seu povo, totalmente indiferente aos estratagemas ditados pelas indústrias de massa media.






A obra de FLÁVIO JOSÉ contrapõe-se abertamente ao jogo dessas indústrias culturais que fundamentadas em valores mercadológicos questionáveis, replicam em suas linhas de montagem um arremedo de forró, desfigurado, irreconhecível, totalmente destorcido, subjugado na essência por uma total inversão de valores.
Hoje, após 8 LPs, 17 CDs, milhares de shows e eventos, FLÁVIO JOSÉ possui uma carreira consolidada. Reverenciado como o Rei do Xote, permanece fiel ao estilo que abraçou, até os dias atuais. Essa fidelidade é retribuída pelo enorme carinho que lhe é devotado pelos inúmeros fãs. Para atendê-los, o artista promove em média 100 shows por ano."

O Intéprete.

FLÁVIO JOSÉ é um dos artistas mais autênticos da sua geração. Isso é fruto de sensibilidade, fidelidade, coerência e consistência artística representada pelo conjunto da sua obra. Um verdadeiro artesão do forró, matéria-prima da melhor tradição musical nordestina, forrozeiro com estilo personalíssimo de interpretar, consegue manter-se autêntico, atemporal e original, produzindo um forró diferenciado, ao mesmo tempo, chique e popular. 

Intérprete por excelência da boa música romântica do nordeste, FLÁVIO JOSÉ sempre valorizou seus parceiros, gravando com seus arranjos simples e diretos, sempre os melhores compositores da região. 

Sua estética vocal, não é uma técnica ou atitude estudada, é uma consequência natural do sentimento patente. FLÁVIO JOSÉ canta com a alma.

Seu canto brilha, pois suas raízes poéticas, musicais e etnológicas, são as mesmas do seu povo. 

fonte:(http://www.flaviojose.com.br)

FLÁVIO JOSÉ é um dos artistas mais autênticos da sua geração. Isso é fruto de sensibilidade, fidelidade, coerência e consistência artística representada pelo conjunto da sua obra. Um verdadeiro artesão do forró, matéria-prima da melhor tradição musical nordestina, forrozeiro com estilo personalíssimo de interpretar, consegue manter-se autêntico, atemporal e original, produzindo um forró diferenciado, ao mesmo tempo, chique e popular. Sua obra toca-nos o âmago, pela força de suas mensagens.

Intérprete por excelência da boa música romântica do nordeste, FLÁVIO JOSÉ sempre valorizou seus parceiros, gravando com seus arranjos simples e diretos, sempre os melhores compositores da região.

Sua estética vocal, não é uma técnica ou atitude estudada, é uma consequência natural do sentimento patente. FLÁVIO JOSÉ canta com a alma. Essa característica rendeu-lhe uma homenagem singela do cantor e amigo Nando Cordel que gosta de atribuir-lhe um epíteto: “Flávio tem uma lágrima na garganta”.

Voz afinada e possante, afiada e límpida, o tenor das caatingas tem tessitura e extensão de voz, incomuns, dotes que lhe permitem cantar sem o menor esforço, percorrendo de maneira confortável as melodias, com a mesma naturalidade com que manipula as notas do acordeom. Seu canto brilha, pois suas raízes poéticas, musicais e etnológicas, são as mesmas do seu povo.

Sucesso junto à elite tanto quanto nas camadas mais populares, alquimista cultural, musicalmente regional, sem ser sonoramente folclórico, FLÁVIO JOSÉ, há tempos, desfruta de enorme prestígio no cenário do forró brasileiro.

Apesar do perfil, no media que cultiva, trafega com desenvoltura e humildade entre o TOP e o POP do forró clássico nordestino. Assim FLÁVIO JOSÉ tornou-se um dos mais importantes ELOS da corrente musical que une os ídolos do presente, aos ícones de sempre.








Algumas músicas em destaque:

FILHO DO DONO (COMPOSIÇÃO DE: PETRÚCIO AMORIM)
TARECO E MARIOLA (COMPOSIÇÃO DE: PETRÚCIO AMORIM)
ESPUMAS AO VENTO (COMPOSIÇÃO DE: ACCIOLY NETO)
LEMBRANÇA DE UM BEIJO - SEGURA O CHORORÔ (COMPOSIÇÃO DE: ACCIOLY NETO)

FLÁVIO JOSÉ

* 01. Lembranças (Flavio José)
* 02. Só confio em tu (Flavio José)
* 03. Menina mansa (Flavio José)
* 04. Côco do teatá (Flavio José)
* 05. A procura de um amor (Flavio José)
* 06. Meu siriá (Ramos – Wilson Mor)
* 07. São João lá na Bahia (Flavio José)
* 08. A cachoeira (Paulo Romero)
* 09. Pedido a São João (Flavio José)
* 10. Seca nordestina (Flavio José)
* 11. Devolva (Flavio José)
* 12. São João no municipal (Flavio José)



Flávio José – Recado
Polydisc

01 Quando olho pra você (Flávio José – L. Betânia)
02 Raiz do coração (Cecéu)
03 Sanfoneiro bom (Carlinhos Coló – L. Betânia)
04 Recado (Walter Amaral – L. Betânia)
05 Flavinho no forró (Arlindo dos 8 baixos)
06 Não me deixe (Walter Amaral – L. Betânia)
07 Não podia ser melhor (Jotinha de Monteiro)
08 Cadê você (Walmar)
09 Sem vergonheira (Antonio Carlos – Jocafi)
10 Pout pourri

Vamos pular gente (Riachão)
São João é isso (Onildo Almeida)
São João sozinho (Cecéu)
Ordem de Santo Antônio (Assisão)
Tá, tá (João Silva – J.B. de Aquino)




Discografia

1977 - Só Confio em Tu (Vinil) Flávio José
1978 - Forró Quentura (Vinil)
1990 - Recado (Vinil)
1991 - Cheiro de Forró (Vinil)
1992 - Caboclo Sonhador
1993 - Terra Prometida
1994 - Nordestino Lutador
1995 - Tareco e Mariola
1996 - O Melhor de Flávio José
1996 - Filho do Dono
1997 - Sem Ferrolho e Sem Tramela
1998 - A Poeira e a Estrada
1999 - Sempre ao vivo
1999 - Pra Todo Mundo
2000 - Seu Olhar Não Mente
2001 - Me Diz Amor
2002 - Palavras ao Vento
2003 - Cidadão Comum
2003 - Acústico
2004 - Pra Amar e Ser Feliz
2005 - O Poeta Cantador
2006 - Tá Bom que Tá Danado
2007 - Brasil Popular (Luiz Gonzaga & Flávio José)
2008 - Dom Cristalino
2011 - Tá do jeito que eu queria
2013 - Canta Luiz Gonzaga
2014 - Turnê ao Vivo 2013
2015 - Toque o Pé





 Biografia de Flávio José

Com informações da Wikipédia





Um comentário:

SJC


contador de site