JOLUSI FM (Rádio Web) Clique para ouvir

sexta-feira, 24 de março de 2017

João Donato será homenageado no Palco Sunset do Rock in Rio


Texto: Carlos Brito, G1 Rio
Fonte: G1.Globo.com
Fotos: Reprodução
Edição e arte: Jorge Luiz da Silva
Serrinha, BA (da redação Itinerante)



Do segundo andar de sua casa na Urca, por trás do antigo piano Fritz Dobert, João Donato olha com atenção para o entardecer que cai sobre a Baía de Guanabara. Também observa, com ainda mais atenção, as cantoras Mariana Aydar, Tiê, Emanuelle Araújo e Lucy Alves interpretarem suas canções. A tarde desta quinta-feira testemunhou o primeiro ensaio da homenagem que elas farão ao cantor, compositor e maestro, no dia 16 de setembro, no palco Sunset do Rock in Rio.

Um dos pais harmônicos da bossa nova – embora não costume ser associado de forma direta ao movimento –, pioneiro na fusão da música brasileira com o jazz e ritmos latinos, além de autor de obras em parceria com João Gilberto, Chico Buarque, Gilberto Gil e Caetano Veloso, entre outros, Donato é um dos músicos brasileiros mais reconhecidos no exterior.



As cantoras Emanuelle Araújo, Tiê, Mariana Aydar e Lucy Alves vão interpretar canções de João Donato. (Foto: Carlos Brito)


A presença no Rock in Rio não é uma novidade para ele – Donato participou da Rock Street na edição de 2015. No entanto, desta vez ele será o homenageado principal no Sunset, o que o fará ocupar lugar já dedicado em edições anteriores do festival a nomes como Raul Seixas e Cássia Eller.

"A música do João é muito emblemática deste tempo de misturas em que vivemos. As composições dele têm estilos muito diversificados: samba, jazz, ritmos cubanos. Ele faz uma mistura de elementos diferentes e, no fim, fica tudo perfeito. Uma obra tão rica quanto a dele tem que ser homenageada", explicou o diretor artístico do Sunset, Zé Ricardo.





Nascido em 1934, em Rio Branco, no Acre, Donato veio com a família para o Rio de Janeiro aos 11 anos. Nesta idade, já demonstrava desenvoltura com o acordeão – logo em seguida, passou a tocar piano. Iniciou a carreira profisional no fim da década de 1940 acompanhando nomes de destaque da música brasileira à época. Após as primeiras gravações, partiu para o exterior e se estabeleceu como músico nos Estados Unidos e também na Europa.


Três cantoras vão interpretar canções do compositor, um dos mais reconhecidos músicos brasileiros no exterior



No início da década de 1960, ele regressa ao Brasil e grava dois álbuns que, até hoje, costumam aparecer nas listas de melhores obras da música instrumental brasileira – 'Muito à vontade' e 'A bossa muito moderna de João Donato'.

Pouco depois retorna aos Estados Unidos onde grava mais álbuns – dessa leva, o mais emblemático e reconhecido é 'A Bad Donato'. Considerado pela crítica uma de suas obras-primas, além dos constantes samba e jazz, o músico adiciona à sua mistura musical ingredientes de soul music, psicodelia e funk, entre outros estilos.







Por estar acostumado a fusões de ritmos, a presença em um festival tão diverso não o assusta. Pelo contrário.

"O tipo de música que faço se adapta a tudo porque tem tudo. E é essa mistura que sempre me motivou. Além disso, o Rock in Rio é bastante variado e desde a primeira edição e sempre abriu espaço para todos os tipos de criação musical. Vou levar o piano e o teclado para o palco e, junto com as meninas, faremos um excelente show, tenho certeza", garantiu Donato.



João Donato é um dos compositores brasileiros mais reconhecidos no exterior. (Foto: Carlos Brito)


O repertório da apresentação no festival ainda será definido, mas é certa a presença de canções como 'Sambou, sambou', 'Bananeira', 'Emoriô' e 'A paz' - esta última, feita em parceria com Gilberto Gil, é sua criação mais conhecida desde quando retornou ao Brasil de forma definitiva, já na década de 1970.

"João Donato consegue reunir a música de todas as américas em suas composições. Do Brasil aos Estados Unidos, passando pelo Caribe, é possível sentir a influência de todos esses locais em sua música. E é bom demais poder homenageá-lo", finalizou Emanuelle Araújo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

SJC


contador de site