JOLUSI FM (Rádio Web) Clique para ouvir

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Repertório mediano impede Cheiro de florescer no EP 'Jardim delirante'


Texto: Mauro Ferreira
Fonte: O Fuxico.com.br /
Fotos: Divulgação - Arquivo ASES e Google.com.br
Edição e arte: Jorge Luiz da Silva
Salvador, BA (da redação Itinerante)





Embora seja banda baiana formada em 1985 por empresários, e não por músicos, Cheiro de Amor também marcou época no apogeu da música afro-pop-baiana como axé music, tendo a cantora Márcia Freire como vocalista.

Outras cantoras, como Carla Visi e Alinne Rosa, sucederam Freire no posto de vocalista da banda sem a mesma empatia popular. Vina Calmon é a atual vocalista da Cheiro e, por isso, tem foto estampada na capa colorida de Jardim delirante, EP que a banda lançou nas plataformas digitais na última sexta-feira, 27 de janeiro de 2017, com quatro músicas.

O título Jardim delirante sugere guinada psicodélica, mas nada há de minimamente lisérgico no repertório ritmicamente previsível do disco.

Aliás, a qualidade mediana desse repertório impede que a Cheiro de Amor desabroche em Jardim delirante como nos áureos tempos.

O EP reúne três músicas inéditas e a regravação, com a letra integral, do Tema do Cheiro, composição de Heládio e Jorge Nunes lançada originalmente pela banda há 30 anos no álbum Pimenta de cheiro (1987).

Uma das três inéditas do EP, a rigor, já foi apresentada em dezembro de 2016. Com levada caribenha, Criatura (Marcelinho Oliveira) já está em rotação com clipe gravado em Santo Antônio Além do Carmo, tradicional bairro de Salvador (BA), cidade natal da banda já balzaquiana.

As duas reais novidades do EP Jardim delirante são o pop reggae eletrônico O nosso amor é assim – de autoria de Umberto Tavares e Jefferson Junior, compositores habituados a criar hits para cantoras de pop funk como Anitta e Ludmilla – e Papel de pão (Marcelinho Oliveira), que soa como simulacro das boas músicas da axé music calcada no baticum afro-brasileiro.








No posto de vocalista da Cheiro desde 2014, Vina Calmon desempenha bem a função que lhe cabe na estrutura empresarial da banda. O que falta para a Cheiro de Amor florescer outra vez é repertório à altura do cancioneiro gravado pela banda na primeira década de vida. (Cotação: * *)







(Crédito da foto: capa do EP Jardim delirante, da banda Cheiro de Amor)







Nenhum comentário:

Postar um comentário

SJC


contador de site