JOLUSI FM (Rádio Web) Clique para ouvir

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Rei Momo recebe as chaves da cidade e Carnaval começa oficialmente em Salvador


Fonte: Fonte:Ibahia
Informações: / Correio 24h
Edição: Jorge Luiz da Silva
Serrinha, BA (da redação Itinerante)
"Venha desarmado, com paz no coração para curtir essa festa linda, que só o povo baiano sabe fazer", convoca Duzinho. Foto: Clarissa Pacheco 


 Agora é oficial! Já é Carnaval, cidade!
O Rei Momo Nivaldo Nery, o Duzinho, 38 anos, recebeu as chaves de Salvador das mãos do prefeito ACM Neto na noite desta quarta-feira (3), dando início à folia na capital baiana.

O diretor de teatro foi o escolhido entre seis candidatos para comandar a Folia na cidade. "Muito ansioso para vivenciar meu reinado. O que sei é que meu irmão (o último Rei Momo) viveu no ano passado", disse Duzinho. Questionado sobre a sequência de dois irmãos escolhidos como reis do Carnaval, Duzinho defendeu as qualidades da família. "A família tem todos requisitos para o Carnaval, que é a alegria, o carisma", afirmou. Ele convocou os foliões baianos para a semana de alegria que começa agora. "Venha desarmado, com paz no coração para curtir essa festa linda, que só o povo baiano sabe fazer".


O pôr do sol na Praça Castro Alves foi o ponto de partida do desfile de 16 grupos culturais e artistas que seguem até o Terreiro de Jesus, com parada estratégica na Praça Municipal, onde aconteceu a cerimônia que simboliza o início da festa. Na ocasião, o governador Rui Costa, que também participou da abertura oficial, pediu que os foliões se divirtam com prudência. “O recado é muita alegria, brincar em paz, com tranquilidade, sabendo que em casa tem a família de cada um de nós esperando. Então, alegria, muita paquera, muita dança, mas em paz".

Já o prefeito ACM Neto enalteceu o começo da festa hoje. "Oficializando a quarta-feira, que já tinha um movimento muito grande na Barra, e agora a gente cria uma grande apresentação do que serão os próximos dias da festa. Um cortejo que traz um pouco de cada coisa do Carnaval de Salvador. E faz com que a alegria chegue também aqui no Centro Histórico (...) Tenho certeza que esse vai ser o maior Carnaval de todos os tempos", afirmou o gestor.


Atrações

Um bandão com 150 músicos liderados pelo maestro Fred Dantas vem na sequência do cortejo, seguido pela Ala de Baianas, Grupo João de Barros, os percussionistas do projeto Quabales e os Pierrots de Plataforma.

 

As cantigas e sambas de roda do grupo.
As Ganhadeiras de Itapuã também estarão presentes no desfile de abertura. Logo depois, a percussão e dança vão marcar o desfile do Olodum, que estará representado no cortejo por 110 artistas, entre músicos e bailarinos.



As próximas atrações a desfilar serão a Banda Didá, Bonecões do Pelourinho, Wilson Café e os Tambores, e os Mutantes, o Rixô Elétrico de Fred Menendez - que tocará antigos sucessos da Axé Music, e o microtrio de Ivan Huol.

Compositor de várias músicas, incluindo o hit do aplicativo Farol, Tierry Coringa puxará um microtrio a partir das 20h20.

 

Representando a folia momesca dos dias atuais, o cantor Saulo Fernandes encerra o desfile com chave de ouro. Para o desfile oficial de abertura, o cantor levará, para o Centro Histórico,  uma amostra do seu repertório de Carnaval, que embalará baianos e turistas nos próximos dias.

* Com informações da repórter Clarissa Pacheco







Nenhum comentário:

Postar um comentário

SJC


contador de site