JOLUSI FM (Rádio Web) Clique para ouvir

sábado, 28 de fevereiro de 2015

Roberto Carlos e Ana Carolina pedem retirada de letras de sites de Cifras


Texto: Beatriz Montesanti / Folha de São Paulo
Fonte: Clube do Rei.com.br
Fotos: Reprodução
Edição e arte: Jorge Luiz da Silva
Serrinha, BA (da redação Itinerante)






Em setembro de 2014, a empresa Studio Sol, responsável pelo conteúdo dos sites de cifras e letras de música CifraClub e Letras.mus, recebeu um comunicado da editora Sony/ATV pedindo a retirada de algumas letras de Roberto Carlos do ar. Até então, o pedido havia sido feito por apenas um outro artista, Ana Carolina, meses antes.

O caso foi revelado na quarta (25) pelo jornal "O Globo".

"Algumas letras tem peso comercial, como 'Esse Cara Sou Eu'. Não temos interesse em disponibilizá-la gratuitamente", diz Dody Sirena, empresário de Roberto. "Isso é um negócio, não é questão de censura."

As letras disponíveis nos sites são autorizadas por meio de um convênio com a União Brasileira de Editoras de Música (Ubem), que recolhe os direitos autorais das canções. Em alguns casos, a autorização é negociada diretamente com uma editora ou então diretamente com um artista.


Segundo Rosi Benini, responsável pelo conteúdos dos sites, a Studio Sol recebe mensalmente uma lista de composições de gravadoras e editoras filiadas à Ubem. "É essa lista que seguimos para publicar ou não as composições no site", explica.

O comunicado enviado pela Sony/ATV, dizia que as "composições em que Roberto Carlos é um compositor ou co-autor, interpretadas pelo próprio Roberto Carlos, não podem ser usados sob o regime de blanket license ".

"É necessário esperar a aprovação do Roberto Carlos", explica José Diamantino, advogado da editora Sony/ATV, que detém o controle das obras de Roberto.

Desde setembro, a Studio Sol negocia a liberação das músicas do Rei que foram retiradas por não constarem no convênio. Ainda não há autorização para publicá-las.


'QUALIDADE'

Já a cantora Ana Carolina fez o pedido de retirada de suas cifras por uma questão de qualidade, segundo o assessor de imprensa da cantora.

"Esses sites utilizam desse material e colocam da maneira como querem, é a mesma coisa que você fazer uma tese, alguém pegar e mexer nela. É melhor tirar do ar do que ter uma informação errada", explica Horácio Brandão.

Tanto que, como diz, a cantora disponibilizou as cifras das canções de seu último CD, "#AC".

A justificativa, porém, não explica porque algumas letras têm permissão de serem publicadas.

"Ela está fazendo com o tempo que precisa. Não tem lá nenhum outro motivo que não seja a certeza de que a informação corresponde exatamente a verdade", diz Brandão.

Outros sites brasileiros, como Cifra.com, apresentam cifras vetadas ao Studio Sol, como a de "Esse Cara Sou Eu". Segundo a assessor de Roberto, um comunicado não foi enviado no caso porque não há nenhum tipo de acordo com o endereço.

O responsável pela área comercial da empresa controladora do site, Gabriel Froes, diz que alguns pedidos já foram feitos para a retirada de letras do ar, mas nunca por artistas famosos.

"Teve alguns casos de letras de funk. Se o artista não quer divulgar, ele pede e a gente retira. Isso acontece de vez em quando.

Notícia enviada gentilmente por Jubem Polvora,,


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SJC


contador de site