JOLUSI FM (Rádio Web) Clique para ouvir

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Guns n' Roses: A controversa capa de "Appetite for Destruction"


Por: Lizandra Pronin. Fonte: Território da Música
Edição: Jorge Luiz da Silva
Serrinha, BA (da redação Itinerante)

Foto: Reprodução



O Guns n' Roses volta ao País para uma série de apresentações entre os dias 20 de março e 03 de abril de 2014. Para fazer um aquecimento para a turnê, que tal conhecer - ou relembrar - um pouco da história da banda? Abaixo, vamos falar um pouco sobre a controversa capa de "Appetite for Destruction".

Lançado em 1987, o álbum "Appetite for Destruction" é o disco de estreia da banda que antes disso havia colocado no mercado apenas um EP chamado "Live ?!*@ Like a Suicide" - que continha quatro músicas sendo duas delas versões.

Foto: cleidescully.files.wordpress.com

A capa de "Appetite for Destruction" causou polêmica pois trazia a ilustração de um robô prestes a ser punido por uma espécie de monstro após ter estuprado uma garota - ou pelo menos essa é uma das interpretações. A garota, desmaiada numa calçada e com um dos seios à mostra, apareceia com as calcinhas abaixadas na altura dos joelhos.

A arte é do cartunista e desenhista Robert Williams e foi feita em 1978. A ilustração já tinha esse nome, "Appetite for Destruction", de onde a banda tirou o título para o disco. A arte figurava também a capa do livro The "Lowbrow Art of Robt. Williams", lançado em 1979.

Na capa do disco, a arte foi considerada ofensiva e censurada em diversas lojas dos EUA e Inglaterra. A MTV norte-americana chegou a ameaçar boicotar a banda caso a capa não fosse alterada. A capa foi substituída e a nova trazia a famosa cruz com a caricatura-caveira dos cinco integrantes - desenho de uma tatuagem de Axl Rose. Aqui no Brasil, a capa original vendeu sem problemas.

Foto: morethings.com
A Geffen, gravadora do Guns n' Roses, não achou nada demais a ilustração do robô estuprador. Na verdade deve ter imaginado que alguma polêmica faria bem às vendas - o que de fato aconteceu.

Em uma entrevista ao programa That Metal Show, em 2011, Axl Rose contou que a primeira ideia para a capa de "Appetite for Destruction" não era a polêmica ilustração e sim uma foto do ônibus espacial Challenger explodindo. A gravadora teria acahdo a ideia de mau gosto.

"Eu quero que esse seja o álbum de estreia de uma banda de rock que mais venda na história", disse o vocalista Axl Rose ao lançar "Appetite for Destruction". O álbum ganhou nada menos do que 18 discos de platina segundo a RIAA (Recording Industry Association of America), a associação da indústria fonográfica norte-americana.

**
A turnê sulamericana do Guns n' Roses terá início no festival Hell And Heaven, no México e, após a passagem pelo Brasil, o Gun N' Roses segue para Argentina e Paraguai. Saiba is sobre as apresentações pelo Brasil em http://rockonline.com.br/guns2014




Nenhum comentário:

Postar um comentário

SJC


contador de site