JOLUSI FM (Rádio Web) Clique para ouvir

sábado, 2 de novembro de 2013

Roberto Carlos prepara biografia e diz que vai falar de acidente na infância

Fonte: g1.globo.com
Edição: Jorge Luiz da Silva.
Serrinha, BA (da redação Itinerante)

Foto: oplanetatv.clickgratis.com.br

Pivô da polêmica das biografias, Roberto Carlos decidiu falar pela primeira vez sobre o assunto. E apresentou um ponto de vista mais flexível do que as ideias que vinha defendendo.
Em entrevista a Renata Vasconcellos, ele também fez uma revelação: está preparando a própria biografia.

Abril de 2007.
Em consequência de uma ação judicial movida por Roberto Carlos, milhares de exemplares da biografia "Roberto Carlos em detalhes", escrita pelo jornalista e historiador Paulo César de Araújo, são recolhidos das livrarias em todo o país.

Outubro de 2013.
O grupo Procure Saber, do qual Roberto faz parte, ao lado de outros artistas, faz um anúncio: eles não aceitam mudanças na lei que trata de biografias no Brasil. Querem que o biografado continue a ter o direito de proibir uma obra não-autorizada.

Foto: robsonpiresxerife.com

Mas, neste fim de semana, em entrevista ao Fantástico, Roberto Carlos apresentou uma posição mais flexível. Falou até em aceitar biografias não-autorizadas, desde que haja um acordo entre os envolvidos. Não especificou que acordo seria esse.

Renata Vasconcellos: O que você acha do projeto de lei que está no Congresso e que permite, que pretende liberar a publicação de biografias sem a autorização do biografado?

Roberto Carlos: O que eu acho é que tem que se conversar. Tem que se conversar e chegar a esse equilíbrio.

Renata: Especificamente sobre esse projeto de lei, você é a favor ou contra?

Roberto Carlos: Eu sou a favor, eu sou a favor.

imguol.com

Renata: Você mudou de opinião?

Roberto Carlos: Não é que eu mudei de opinião. Há algum tempo, pra gente proteger o direito à privacidade, só existia uma forma. Não permitir uma biografia não-autorizada.

Renata: Contra calúnia, difamação, o caminho da Justiça não basta? Não cabem processos, pedidos de indenização?

Roberto Carlos: É. Só que o resultado vem um pouco tardio. Depois que todo mundo já leu, já viu na internet. Alguns já compraram até os livros, aqueles que foram colocados à venda. Isso não funciona muito não.

Renata: As pessoas não podem julgar pelo critério próprio se vale a pena dar respaldo para o que está escrito ou não? Deixar as pessoas avaliarem?

Roberto Carlos: Não. Nesse caso, não.

Renata: Qual seria o caminho, então?

Roberto Carlos: Conversar, discutir. Chegar a uma conclusão que seja mais razoável pra todo mundo.

1.bp.blogspot.com

Roberto defende que uma nova lei estabeleça limites ao tipo de informação a ser divulgado.

Roberto Carlos: Desde que os juristas, vamos dizer assim, realmente estudem muito bem isso e estabeleçam algumas regras que não prejudiquem o biografado.

Renata: Você hoje é favor das biografias sem autorização prévia?

Roberto Carlos: Sem autorização. Porém, com certos ajustes.

Renata: Que ajustes seriam esses?

Roberto Carlos: Isso aí tem que se discutir. São muitas coisas. Tem que haver um equilíbrio e alguns ajustes para que essa lei não venha a prejudicar nem um lado, nem outro. Nem o lado do biografado, nem o lado do biógrafo. E que não fira a liberdade de expressão e o direito à privacidade.

Renata: Você permitiria a biografia que foi feita a seu respeito há alguns anos?

Roberto Carlos: Isso tem que ser discutido.
O livro "Roberto Carlos em detalhes" está fora de circulação até hoje.

Roberto Carlos: O biógrafo também pesquisa uma história que está feita. Que está feita pelo biografado. Então ele na verdade ele não cria uma história. Ele faz um trabalho e narra aquela história que não é dele. Que é do biografado. E partir do que ele escreve, ele passa a ser dono da história. E isso não é certo.

Renata: Por uma questão também comercial?

Roberto Carlos: Por tudo.

Foto: 3.bp.blogspot.com

E, em meio ao debate, o Rei também faz uma revelação: já está preparando uma autobiografia.

Roberto Carlos: Eu estou escrevendo a minha história. E informando muito mais a essas pessoas sobre a minha vida, sobre as minhas coisas, muito mais do que qualquer outra fonte.

Renata: Quem escreveria a biografia do Roberto Carlos com as bênçãos do Rei?

Roberto Carlos: Eu. Detalhes que com certeza não vão estar em outras biografias.

Renata: Mas às vezes o biografado não quer contar tudo, né, Roberto.

Roberto Carlos: Sim, mas eu vou contar tudo que eu realmente acho que tem sentido de contar em relação àquilo que eu senti, que eu vivi.

O Rei pela primeira vez fala de um tema delicado: diz que vai abordar no livro o acidente que sofreu aos seis anos de idade. Ele foi atropelado por um trem e perdeu parte da perna direita. Essa história consta da biografia de 2007, que Roberto mandou recolher.

Roberto Carlos: Pessoas têm dito que eu sou contra por causa do meu acidente, que foi contado, essas coisa toda. Não é isso, não. Eu quando escrever meu livro eu vou contar do meu acidente. Ninguém poderá contar do meu acidente melhor que eu. Ninguém poderá dizer aquilo que aconteceu com todos os detalhes que eu posso. Porque ninguém poderá dizer o que eu senti e o que eu passei. Desculpa a rima, porque isso aí só eu sei.

Foto: pilulapop.com.br

Roberto está gravando seus depoimentos, e procura um autor que dê forma final ao livro ou livros.

Roberto Carlos: Também não sei se vai caber num livro só. Talvez dois ou três livros pra escrever toda a minha história.

Renata: A vida do Roberto não cabe num livro só.

Roberto Carlos: São muitos anos. Sabe?

Renata: Muito obrigada.

Roberto Carlos: Obrigado, você.

Procurados pelo Fantástico para comentar as declarações de Roberto Carlos, os representantes da associação Procure Saber não retornaram nossas mensagens e ligações.


2.bp.blogspot.com


Foto: media.mundohoje.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SJC


contador de site