JOLUSI FM (Rádio Web) Clique para ouvir

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Um pouco da história do cantor e compositor Fredson

Fonte: jornalpp.com.br
Informações: Memoria do Rádio Baiano
Edição: Jorge Luiz da Silva
Salvador, BA (da redação Itinerante do Blog da JOLUSI FM).


Fredson nasceu no dia 25 de março de 1937, na cidade de Nazaré-Bahia, filho de Arlindo Cerqueira da Silva e de Olímpia de Jesus Cerqueira; é casado com Vera Brito Cerqueira.

Tem três filhos: Ricardo Brito Cerqueira, Cátia Cristina Cerqueira e Fredson Brito Cerqueira Junior.

Ele mora em Salvador/Bahia.
Trabalha na Rádio Povo AM, de Feira de Santana/Bahia, onde se apresenta todos os domingos das 12h às 14h.

Fredson começou a carreira como radialista e locutor na Rádio Globo do Rio de Janeiro e trabalhou em vários rádios na Bahia.

O cantor e compositor Fredson foi um dos integrantes do Trio Melodia, na década de 1960.
Ele se lançou na carreira solo quando gravou seu primeiro disco pela gravadora Caravelle com as músicas: “Aniversário do Meu Bem” e “Oh! Meu Imenso Amor”, esta última canção de Roberto Carlos e Erasmo Carlos que foi um grande sucesso com o Rei naquele mesmo ano.

Em seguida, Fredson lançou outro disco compacto de sucesso, contendo as canções: “Até  no Inferno Eu Vou lhe Buscar” e “ Por que Me Apaixonei”.
O seu primeiro LP saiu no de 1970, porém não teve grande repercussão.
Somente em 1971, com o LP “Volume 2” é que o sucesso começou a bater na sua porta com a primeira faixa “Dolores Sierra”, um clássico já gravado por “ Nelson Gonçalves”e outros artistas, voltando ao sucesso com a nova roupagem, feita pelo cantor

No ano de 1973, a exemplo de outros artistas, Fredson saiu do elenco da gravadora Caravelle, assinou contrato com a gravadora Beverly e lançou um ótimo álbum, que incluía os sucessos “Que Saudade é Essa”, “Viajei com Você” e a canção ufanista “Oh, Meu Brasil, Como te Amo”, esta música exaltava o Movimento Brasileiro de Alfabetização, o famoso Mobral a ensinar tanta gente: “Oh! Meu Brasil teu povo é tão feliz”...

Mas a trajetória do cantor Fredson foi mesmo no campo da música romântica, no qual fez muito sucesso e emplacou várias músicas nas paradas.


Fredson gravou mais de 20 trabalhos com várias composições gravadas e sempre com o seu nome como titulo dos mesmos.
Em meados dos anos 70, voltava para a sua Bahia querida, e ao lado do Tony Cesar, outro grande ídolo popular do Rádio Baiano, lotavam os circos que visitam as cidades do interior da Bahia.
Os dois eram fenômenos de publico.
Eles na época eram da Rádio Sociedade da Bahia.



O cantor e compositor Fredson foi um dos integrantes do Trio Melodia. (Fotos:Divulgação)


Fredson, meu amigo e parceiro
Por: Jorge Luiz da Silva


O Cantor e Compositor Fredson passou a fazer parte do nosso rol de amigos no início dos anos 80.
Fizemos vários shows em circos, juntamente com o Tony Cesar, que depois também se tornou meu parceiro nas músicas Conselho de Amigo e Você Bateu na Porta Errada.
Nós três nos tornamos na época campeões de bilheteria nos diversos circos onde nos apresentávamos.

E foi exatamente em 1984 que resolvi gravar uma música de minha autoria em parceria com o meu empresário Evandro Martins e com o meu amigo Fredson.
Mas ficou só naquela composição, porque logo depois tivemos que percorrer caminhos diferentes.




Música integrante do meu primeiro LP (Conselho de Amigo), em 1984
e regravada no segundo, em 1986 (Não Seja Tímido)

5- SABE? (JORGE LUIZ, EVANDRO MARTINS E FREDSON)

SABE?...
SÓ POR VOCÊ
QUE EU AMO TANTO
VIVO A SOFRER...

SABE?...
SEMPRE DESEJEI
TER VOCÊ EM MEUS BRAÇOS
E AINDA TEREI
PORQUE...

VOCÊ É MINHA VI DA
É TUDO QUE EU QUERO
É TUDO QUE EU QUERO
E DEVE SABER
QUE O MEU AMOR É SINCERO
ELE É SINCERO...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SJC


contador de site