JOLUSI FM (Rádio Web) Clique para ouvir

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Agnaldo Rayol, o Rei da Voz

Postado por: Jorge Luiz da Silva.
Informações: Net Saber.com.br / pegacifras.uol.com.br e Wikipedia.
Fotos: Jovem Guarda e google.com.br


Agnaldo Coniglio Rayol, nasceu em Niterói, Rio de Janeiro, em 3 de maio de 1938.
É um ator e cantor brasileiro, conhecido pela voz afinada e o repertório romântico, em que despontam, nos anos mais recentes, canções italianas.
Nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 1937

A carreira de Agnaldo Rayol, uma das maiores e melhores vozes masculinas deste país, começou, poder-se-ia dizer assim, quando ele tinha apenas três anos de idade.
Como já gostava de cantarolar os sucessos da rádio, seu tio Edgard teve a ideia de levá-lo a um posto de correios e telégrafos, onde se gravavam disquinhos de papelão, em processo semelhante às gravações de acetato, e pedir-lhe que repetisse ali, à sua maneira, canções dos anos 40 como “ Morro de Santa Tereza”, “Pombo Correio”, “Renuncia” e “Adeus”.
Os dois disquinhos foram oferecidos a seus pais Agnello e Rosita.

A carreira de cantor foi decidida bem cedo, entre os 8 e 9 anos, quando participou do programa “Papel Carbono” de Renato Murce, na Rádio Nacional do Rio, interpretando a canção “Matinatta” de Leoncavallo.
O sucesso foi tanto que logo em seguida, convidado pelo diretor José Carlos Burle, da Atlândida Cinematográfica, Agnaldo é chamado a estrelar-cantando e representando o filme “Também Somos Irmãos” , ao lado de Grande Otelo, Vera Nunes, Jorge Dória e Ruth de Souza.
Foi nesse filme que, pela primeira vez, cantou acompanhado de orquestra, regida pelo célebre maestro Lyrio Panicalli.


Aos 12 anos, no entanto, sua família deixa o Rio.
Seu pai, que era marítimo, fora transferido para Natal, no Rio Grande do Norte.
Durante os seis anos que lá passou, atuou nas Rádios Poty e Nordeste, cantando e atuando em rádio-novelas locais.

Pouco tempo depois, Agnaldo é de novo convidado a fazer cinema, voltando ao Rio para filmar ‘Maior que o Ódio”, junto com Anselmo Duarte, Ilka Soares, Jorge Dória e, o outro menino da história, o hoje conhecido escritor Ivan Lessa, um dos fundadores do jornal “O Pasquim”.

Quando completa 18 anos, volta para o Rio e assina com a Rádio Tupi, como ator, usando o nome de Agnaldo Vasconcellos.
Mas, algum tempo depois, o diretor J. Antonio Dávilla leva-o novamente para a música e Agnaldo vai cantar na TV Tupi, no “Festival de Vozes’, Interpretando “Ave Maria” de Vicente Paiva e, no programa seguinte, a “Aquarela do Brasil” de Ary Barroso.

Em 12 de outubro de 1957 acontece o que Agnaldo Rayol considera o verdadeiro início de sua vida profissional: è contratado pela TV TUPI, pelas mãos do apresentador Ribeiro Filho, e canta “Make Believe” ( tema do musical da Broadway, “Show Boat” ), sendo aplaudidíssimo pela plateia do programa “Coca Cola para milhões”.
Em seguida, Cassiano Gabus Mendes, à época diretor artístico da TV TUPI, convida-o para apresentar um programa – “ Sonhos Musicais “ - , que ficou quatro anos no ar.
Agnaldo radica-se, então, em São Paulo.

Em 1958, grava seu primeiro disco, o 78 rpm com “Se todos fossem iguais a você” e “Prece”, sucedido pelo LP ( que leva o nome do cantor ) incluindo músicas de Tom Jobim, Vinícius de Moraes e Dolores Duran.

O segundo Lp – “Sonhos Musicais” – sairia no ano seguinte, mesclando músicas brasileiras a outras italianas e americanas.

No cinema, volta a atuar – entre 58 e 61 – em filmes como “Uma certa Lucrecia”, com Dercy Gonçalves,: “Garota Enxuta”, com Ankito e Grande Otelo: e mais quatro com Mazzaroppi, num dos quais fazia dueto cantando com Hebe Camargo.

Em 1961 retorna ao Rio para fazer, no Golden Room do Copacabana Palace, o Show “Skindô”, produzido por Abraão Medina, ao lado de Moacir Franco, Odete Lara, Elizabeth Gasper, Gina Lê Feu, as Irmãs Marinho, o trio Irakitan e cantoras como Lenita Bruno e Marly Tavares.
Nesse musical, atuava como bailarina, ainda bem jovem, a hoje consagrada atriz Beth Faria.
O espetáculo teve direção musical e regência do maestro americano Bill Hitchcock e coreografia da também americana Sonia Shaw.

Em 1964, Agnaldo faz suas primeiras novelas – “Mãe” - , na TV Excelsior, estrelando ao lado de Tarcisio Meira e Lolita Rodrigues, e logo depois, “O Caminho das Estrelas”, com Procópio Ferreira, Arlete Montenegro, Paulo Figueiredo, Geny Prado e Glauce Graieb.
O auge de sua carreira chega, então, em 1965, quando a TV Record o contrata para fazer o programa “Corte Rayol Show”, ao lado do comediante Renato Corte Real, um dos maiores campeões de audiência da TV na época, que com a saída de Renato, viraria “Agnaldo Rayol Show”, dois anos depois, com outra edição especial (além da TV Record de SP) apresentada diretamente da TV Rio, ao vivo.

Sucessos inesquecíveis de Agnaldo que freqüentaram as paradas de sucesso em todo o Brasil foram:, “A Praia” “Acorrentados” “A Tua Voz” “O Princípio e o Fim”, “A Noiva”, “O Amor é Tudo”, “Mente-me”, “O Velho e o Novo” e “ E a Vida Continua”, entre muitas outras.

Em 1968, atua como par de Suzana Vieira na novela “A Última Testemunha”, na TV Record.
O autor era Benedito Rui Barbosa e a amizade entre os dois está completando mais de 30 anos.
Em 1969 volta ao cinema em “Agnaldo, perigo a vista”, ao lado de David Cardoso, Milton Ribeiro e com as participações especiais de Wanderléia, Erasmo Carlos, Ronald Golias e Jô Soares.

Entre 1970 e 71, com enorme sucesso, em “As Pupilas do Senhor Reritor”, junto com Carlos Augusto Strasser, Fúlvio Stefanini, Márcia Maria, Lolita Rodrigues e Laura Cardoso.
A novela fica um ano no ar, batendo recordes de audiência.

Com o advento da discotheque, que reinou durante quase uma década, Agnaldo resolve fazer um retiro, deixando de gravar discos entre 1972 e 82.
Mas não fica parado: durante esse tempo, continua fazendo shows, pinta muitos quadros a óleo e lança seu livro de poesias “Agnaldo Rayol, Poeta”, Convidado por Walter Avancini, retorna à televisão em 1979 na novela – a última da TV TUPI, que então fechava as suas portas – “Como Salvar Meu Casamento”.

No ano seguinte, a TV Bandeirantes o contrata para estrelar ao lado de Elaine Cristina, Roberto Pirillo e Altair Lima a novela “A Deusa Vencida”.
Sucedida, em 1981, pelo enorme campeão de audiência que foi “Os Imigrantes”, quando torna a trabalhar com o autor Benedido Rui Barbosa.

É em 1982 que Agnaldo passa a comandar um programa que ficou 8 anos em cartaz com o mais absoluto sucesso: o “Festa baile” da TV Cultura de São Paulo, transmitido em rede para todo o Brasil.
Durante esse tempo, canta ao lado de artistas como Elis Regina, Milton Nascimento, Chico Buarque, Ângela Maria, Caetano Veloso, Silvio Caldas, Cauby Peixoto, Elizeth Cardoso, Clara Nunes e muitos outros grandes nomes da MPB.

Em 1993 é chamado a interpretar um dos principais temas da novela “Renascer” – a romântica “Em nome do amor”, que seria depois regravada pela dupla Leandro e Leonardo.

Em 1996, a música que grava – junto com Chrystian & Ralf – para a novela “O Rei do Gado” chega ao primeiro lugar das paradas.
É a recriação magistral do antigo sucesso de Vicente Celestino, “Mia Gioconda”.


Nos anos 1996 e 97 lança dois Cds pela BMG, o segundo dos quais comemorando seus 40 anos de carreira.
Ao todo, foram 45 lps lançados, não incluídos nesse total os 78 e os 45 rpm, os compactos simples e os duplos.
Durante 1998, apresentou o programa “Noite de Gala”, diretamente do Teatro Ópera de Arame em Curitiba, através da CNT.
Agora, é a vez da potente e sensível voz de Agnaldo Rayol interpretar os sucessos italianos – que tanto povoaram sua infância e adolescência e que vêm diretamente de seu ambiente familiar e de seu profundo e pessoal sentimento musical – no álbum “Tormento D’Amore”.

No dia 30 de abril de 2006 Agnaldo acabara de vir de um concerto e estava pronto para embarcar no aeroporto de Porto Alegre, quando tropeçou e caiu no chão, por osteoporose, fraturando o fêmur da perna direita.
Levado para o Hospital Mãe de Deus na capital gaúcha, esteve internado por uma semana e comemorou ali o 68º aniversário, numa festa organizada pelas freiras que comandam o serviço de enfermagem do hospital.

No dia 11 de maio de 2007, cantou durante a missa de canonização de Frei Galvão pelo papa Bento XVI, na pista de aviação do Aeroporto Campo de Marte, no bairro de Santana, na capital de São Paulo, Brasil.

Em novembro de 2009 Agnaldo Rayol participou do Livro/CD Mensagens Positivas nas vozes dos grandes nomes do rádio brasileiro cantando a música Esperança que é a faixa 1 deste CD.
Esta obra é de autoria do Escritor Antonio Marcos Pires e foi lançado pela Editora Santuário e amplamente divulgado pela Rádio Globo.


Trabalhos no cinema
Fonte: pt.wikipedia.org/
1949 - Também Somos Irmãos
1951 - Maior Que o Odio
1958 - Chofer de Praça
1958 - Uma Certa Lucrécia
1959 - Garota Enxuta
1959 - Jeca Tatu
1960 - Pistoleiro Bossa Nova
1960 - Zé do Periquito
1961 - Tristeza do Jeca
1968 - Agnaldo, Perigo à Vista
1970 - A Moreninha
1971 - A Herança
1976 - Possuídas pelo Pecado .... Marcelo (participação especial) 1
2004 - Olga del Volga

discografia
Fonte: Jovem Guarda

1958
Agnaldo Rayol - SONHOS MUSICAIS 1958 Copacabana
1 Mais brilho nas estrelas (Nelson Figueiredo - Aloysio Figueiredo)
2 Hey there (Richard Adler - Jerry Ross)
3 Modinha (Tom Jobim - Vinicius de Moraes)
4 Buongiorno tristezza (Fiorelli - Ruccione)
5 Felicidade ligeira (Nelson Figueiredo - Aloysio Figueiredo)
6 Sou doido (Osmar Navarro)
7 I believe (Irvin Graham - All Stillman - Erwin Drake - Jimmy Shirl)
8 As praias desertas (Tom Jobim)
9 Perdi meu amor [I lost my love last nigth] (Paul Anka)
10 Dona saudade (Habib - Mário Albanese)
11 Luciana (Tom Jobim - Vinicius de Moraes)
12 Não me condenem (Julio Nagib)

1961
1961-Copacabana
1 Caminhos do não sei onde [Incantesimo] (Deami - Dino Olivieri)
2 E a vida continua (Jair Amorim - Evaldo Gouveia)
3 O milagre da volta (A.Cavalcanti - Fernando César)
4 Houvesse um coração (Britinho - Nazareno de Brito)
5 Se ela voltar (Fred Jorge)
6 Eu tenho uma saudade nova (Silvio Silva - Romeo Nunes)
7 Felicidade (Sergio Malta - Al Marine)
8 Adiante [Adelante] (Mário de Jesus)
9 Volta a meus braços (Jacira Costa)
10 Mentirosa (Miranda - Maio)
não restaurada por problemas técnicos
11 Onde andarei eu (Antônio Rodrigues - Mário Lago)
12 Foi tão fácil (Britinho - Nazareno de Brito)
13 Faz tanto tempo (R.C. Bennett - Sid Tapper)
14 O amor que eu perdi (Édson Borges)
Agnaldo Rayol compacto Duplo
1 A Praia ( La Playa )2 Como Sinfonia
3 Quando o amor te chama4 Amanheceu
Agnaldo Rayol -A Praia -Só Pra você

1965

1965

1966
1. A Praia ..
2. O amor é tudo ..
3. Acorrentado ..
4. de Joelhos ..
5. Canta Brasil ..
6. Ave maria no Morro ..
7. A tua voz..
8. O principio e o fim ..
9. A Noiva ..
10. Deixe para mim a culpa ..
11. Não mereço você ..

1983
Agnaldo Rayol - FESTA BAILE ....me falta (1983) Fermata
01. Ave Maria do Sertão (Mathias da Cruz / Pádua Muniz)
02. Balada Triste (Esdras Pereira da Silva / Dalton Vogeler)
03. Coimbra (José Maria Galhardo)
Só Nós Dois (Joaquim Pimentel)
Nem às Paredes Confesso (Ferrer Trindade / Artur Ribeiro)
04. Foi Assim (Lupicínio Rodrigues)
05. Matinata (Leoncavallo)
06. Como Vai Você (Antônio Marcos / Mário Marcos)
Participação: Wilson Miranda
07. Último Desejo (Noel Rosa)
08. História de Un Amor (Carlos Almarán)
La Barca (Roberto Cantoral)
Sinceridad (G. Perez)
09. Nova Flor (Palmeira / Mário Zan)
10. Ave Maria (Gounod)

1998

2000

1999
1 MINHA GIOCONDA (MIA GIOCONDA)
2 FASCINACAO (FASCINATION)
3 CARUSO
4 TODO O SENTIMENTO
5 E A VIDA CONTINUA ACORRENTADOS (ENCADENADOS)
6 AS ROSAS NAO FALAM
7 NON TI SCORDAR DI ME
8 SERENATA DE DEUS
9 HISTORIA DE UM AMOR (HISTORIA DE UN AMOR)
10 UM CEU NAS ESTRELAS TRISTES
11 SE TODOS FOSSEM IGUAIS A VOCE
12 ALMA
13 BOA NOITE, AMOR
14 FOI DEUS
15 SANGRANDO
16 OUVINDO-TE
17 CHOVENDO LA FORA
18 COMECARIA TUDO OUTRA VEZ
19 LABIOS QUE BEIJEI
20 CREIO EM TI (I BELIEVE)
1. A Praia …
2. A tua voz…
3. O principio e o fim ..
4. Sempre e Sempre ..
5. Livre…
6. E a vida continua..
7. Acorrentado …
8. Quero lhe dizer cantando ..
9. Frente ao Mar ..
10. Frente ao Mar ..
11. Qreria ..
12. Não pode ver o final ..
13. Eu sonhei que tu estava tão linda ..
14. Na selva de pedra ..
15. O Fin ..16 Margarida ..
17. Jesus no Horto das Oliveiras ..
18. Tanto Cara ..
19. Buongiorno tristeza ..
20. Oh me oh my
Agnaldo Rayol Romântico
1. Minha Gioconda (Mia Gioconda)
2. Fascinação (Fascination)
3. Lábios Que Beijei
4. Boa Noite,Amor
5. História De Um Amor (História De Un Amor)
6. Jura-Me (Jurame)
7. Chove Lá Fora
8. As Rosas Não Falam
9. Ouvindo-Te
10. Todo O Sentimento
11. Foi Deus
12. Serenata Do Adeus
13. Como Eu Te Amei (Como Yo Te Ame)
14. Creio Em Ti (I Believe)

2006
AGNALDO RAYOL – SE TODOS FÔSSEM IGUAIS A VOCÊ
1.SE TODOS FÔSSEM IGUAIS A VOCÊ – (Antônio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes)
2.FRENTE AO MAR (Frente Al Mar) – (M. Mores, R. Taboada e Genival Melo)
3.TUDO BEM – (Jair Amorim e Evaldo Gouveia)
4.SERENATA DO ADEUS – (Vinícius de Morais)
5.E A VIDA CONTINUA – (Evaldo Gouveia e Jair Amorim)
6.TODOS OS CAMINHOS (My Way) – (François, Revaux e Thibault – versão Kalil Filho)
7.ACORRENTADOS (Encadenados) – (Carlos A. Briz – versão J. Miranda e Genival Melo)
8.ATÉ PENSEI – (Chico Buarque de Holanda)
9.BABALÚ – (Margarita Lecuona)
10.ESTRADA DO SOL – (Antônio Carlos Jobim e Dolores Duran) –
11.ALELUIA (Hallelujah) – (Shimrit Orr, Kobi Oshrat – versão Salomão Schvartzman)
12.DE JOELHOS (De Rodillas) – (Benito de Jesus e Jota Morais)
13.CAROLINA – (Chico Buarque de Holanda)
14.CANTA-ME UM FADO – (Jair Amorim e Evaldo Gouveia)
15.EU NÃO EXISTO SEM VOCÊ – (Antônio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes)
16.A PRAIA (La Playa) – (Jovan Wetter – versão Bruno Silva)
17.DEIXE PRA MIM A CULPA (Echame a mi la culpa) – (José Angel Espinosa – versão Nilza Miranda)
18.PRECE – (Osvaldo Gogliano “Vadico” e Marino Pinto)

2011
01 - Tormento D'Amore (Dueto com Charlotte Church)
02 - Vivere
03 - Core 'Ngrato
04 - Ho CapitoChe Ti Amo
05 - Io Che Non Vivo (Senza Te)
06 - Santa Lucia
07 - Torna Piccina Mia
08 - Dio Come Ti Amo
09 - Nel Blu Dipinto Di Blu (Volare)
10 - Il Mondo
11 - Io Che Amo Solo Te

2010
1. Bridge Over Troubled Water
2. Let Me Try Again
3. Love Of My Life
4. Silent Night
5. Song Song Blue
6. Moon River
7. Love Me Tender
8. When I Fall In Love
9. White Christmas
10. Memory
11. Theme From New York New York
12. Wintertim
e

2006
MARIA, MARIA, MARIAS 2006

01. Maria
02. Maria, Maria
03. Maria Ninguém
04. Maria dos Meus Pecados
05. Olha Maria
06. Ave Maria
07. Ave Maria no Morro
08. Por Quem Sonha Ana Maria
09. Maria Bethânia
10. E Eu Sem Maria
11. Maria Rosa
12. Ave Maria
13. Ave Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SJC


contador de site